“Pedro Álvares Cabral levava consigo a bordo na viagem, uma imagem de Nossa Senhora da Esperança, que ainda hoje existe, como símbolo de fé humana e religiosa no êxito da sua singularíssima missão. Em sua volta a Belmonte lhe erigiu, em uma Quinta , uma ermida, que entregou aos cuidados dos Franciscanos. Francisco Cabral V, sobrinho de Pedro Álvares, herdeiro da casa de Belmonte, por morte de seus irmãos, instituiu uma capela, e destinou um círio para iluminar, constantemente, a imagem que o tio trouxe às terras que descobriu.”
Descrição da imagem:
“Uma bela senhora, trazendo uma coroa na cabeça, vestido longo, com flores nos pés e o Menino Jesus no braço esquerdo. Na região do cotovelo do braço direito, ostenta uma pombinha. Com a mão direita pega o pezinho do menino que parece querer tocar a pombinha. Nossa Senhora olha carinhosamente para o Menino Jesus que traz uma pequena coroa sobre a cabecinha.”
Fonte: História da Colonização Portuguesa do Brasil – Vol. II – Cap. V – A expedição de Cabral, pg. 24 - Autor: Dr. Jaime Cortezão – Litografia Nacional – Porto – MCMXXIII – SÍNTESE DE PESQUISA ELABORADA POR MARIA APARECIDA ANDRADE, bibliotecária voluntária da Paróquia N. Sra. Rainha da Paz.
Está ficando bom.
ResponderExcluir